sábado, 3 de março de 2012

Chegou a hora dessa gente ...

"Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
Eu fui à Penha e pedi à padroeira para me ajudar
Salve o Morro do Vintém, Pendura a Saia que eu quero ver
Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar"

Isso é Brasil Pandeiro, de Assis Valente. Muito bonito. Mas tem um errinho de Português ali, só tolerado por causa da tal licença poética.

Não achou?! É o “dessa”.

Vamos passar para um exemplo mais simples e atual: “Chegou a hora do povo decidir”. Pense na gramática da frase: “o povo” é sujeito do verbo “decidir” (o povo decide). E sujeito nunca é regido por preposição.

Logo, não se justifica a contração da preposição “de” com o artigo “o”, que faz parte do sujeito. A preposição rege apenas o verbo (hora de decidir) e não o sujeito. O mesmo ocorre com os pronomes ele, ela, aquele, aquela, este, esta, esse, essa, quando fazem parte do sujeito.
  • Chegou a hora de ele decidir.
  • Chegou a hora de aquele homem decidir.
  • Chegou a hora de essa gente bronzeada mostrar seu valor.
Ah, Assis Valente suicidou-se aos 47 anos, desesperado com as dívidas. Que pena!

Fonte: 1001 Dúvidas de Português, José de Nicola e Ernani Terra

Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos.